Jardim   horta   Pomar   Sebe  Blog

Quinta da Sebe

      Veja aqui as plantas que escolhi para a sebe

Sebe colorida Sebes floridas

Autor: Quinta da Sebe

Quinta da Sebe: O jardim

Uma sebe muito florida!

Na maioria dos casos uma sebe é apenas e só um maciço vegetal que serve de barreira visual no nosso jardim. Mas não tem que ser assim e os exemplos que apresento nesta página servem para provar que quase todas as plantas podem ser usadas para criar sebes.

E o resultado final será sempre mais  impressionante se tivermos a ousadia de misturar vários tipos de plantas diferentes. E já agora: porque não escolhermos para a nossa sebe apenas arbustos que produzam belas flores  ?


Esta bela planta chama-se Buddleja e existe em vários tons como, Rosa, azul, brancoMais informações sobre esta planta aqui

Seja qual for o tipo de sebe desejada temos de ter sempre em mente que, dependendo da estatura pretendida, precisamos ser pacientes porque mesmo os arbustos de crescimento mais rápido demoram um bom tempo até ganharem a altura e a densidade desejadas. E isso não deve servir como desculpa para se escolher apenas plantas de crescimento mais rápido (normalmente mais vulgares e menos atraentes) renunciando-se assim da sebe que realmente se deseja! Portanto o principal segredo aqui é a paciência já que o ideal é irmos escolhendo as plantas calmamente aos poucos e ir plantando sem pressas em vez da pressão de termos de escolher tudo de uma única vez. É por isto que a minha sebe apesar de ir ter mais de 200 m de comprimento ainda só tem 10 plantas que cobrem aproximadamente uns 8 m. E qual a próxima planta que irá fazer parte da minha sebe ? Ainda estou procurando…

Neste belíssimo exemplo temos 5 cores…


   Porque uma sebe comum se podemos criar algo tão extraordinário que até se poderá transformar numa atração local   contribuindo  para o embelezamento da nossa região e inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo ?

Basicamente, quase todas as plantas podem ser usadas para sebes, tudo depende da altura e do formato pretendido…

A Buddleja que é mais conhecida por planta das borbuletas é uma excelente escolha para fazer parte da nossa sebe. Existe em várias cores…

Não podemos esquecer que no Inverno haverão sempre menos arbustos floridos na nossa sebe mas isso pode ser atenuado se misturarmos alguns arbustos de folhas avermelhadas como neste belíssimo exemplo,  que mistura a Beberis (da Família: Berberidaceae) com várias espécies de folha verde…

As hortênsias também poderão fazer parte da nossa sebe se o nosso objetivo for uma sebe com cerca de 1 m de altura…

Os hibiscus que oferecem florações bastante prolongadas (durante todo o Verão e Outono) num infindável número de cores  e tons nunca deverão ficar fora da nossa sebe…

As Camélias embora com uma floração curta (Primavera) também não deverão faltar na nossa sebe. E é importante reservar-lhes um lugar mais sombreado já que não se dão bem em pleno sol.  E nunca devemos esquecer de lhes fornecer muita matéria orgânica porque só assim poderão oferecer-nos  florações abundantes e terão sempre as folhas saudáveis e atraentes. Cobrir sempre o solo á volta do pé da planta com folhas secas ou (semi)decompostas…

O Loendro tão comum em Portugal e muito usado em jardins públicos e á beira das auto-estradas nacionais também terá um lugar muito especial na nossa sebe…

Os rododendros florescem ao mesmo tempo que camélias mas oferecem-nos florações ainda mais exuberantes e inesquecíveis.  E assim, para além de serem imprescindíveis na nossa sebe devemos usar e abusar deles por todo o jardim…

More… Ver mais sugestões para sebes